Ter à disposição ferramentas e estratégias que otimizem a conexão com o seu público é imprescindível, não é mesmo? Confira no artigo como e em quais cenários o email-marketing e sua automação podem te ajudar!
Considerado uma ferramenta ultrapassada para alguns estrategistas de marketing, o e-mail marketing só possui essa fama por conta do mau uso desse mecanismo como forma de se conectar a leads e prospects. Essa estratégia ainda é muito utilizada e continua sendo eficiente para muitas empresas de diversos segmentos, principalmente quando aliada à automação. Nesta publicação, vamos abordar as diferenças entre trabalhar apenas com a estratégia isolada de e-mail marketing em relação ao uso da automação.
Sabemos que nem sempre fica claro quando você deve optar pelo uso do e-mail marketing ou criar um fluxo de automação de Marketing. Por isso, o primeiro elemento a se pensar é o esforço contínuo que você faz para enviar uma sequência de e-mail que poderiam ser automatizados. Por exemplo, poderíamos criar segmentações para colocarmos seus leads dentro de um fluxo para receber apenas um e-mail. Todo esse trabalho poderia ser melhor planejado para que esse envio fosse feito de outra maneira mais efetiva e com os recursos adequados.
Primeiro, pensando pelo mais lógico, quando acontece uma comunicação via e-mail entre o seu negócio e seus leads de forma pontual. Devemos utilizar essa funcionalidade em algumas ocasiões, como por exemplo: envio de newsletters e campanhas hipersegmentadas. Outra diferença entre as funcionalidades está no modo de extrair os dados e visualizar as métricas alcançadas com o envio de e-mail marketing, comparando com a automação. Quando enviamos por e-mail, conseguimos ver algumas informações específicas que são importantes neste momento, como o número de bounces e de descadastros realizados. Isto faz com que possamos aprimorar a performance de uma campanha, por exemplo, com a finalidade de gerar resultados mais promissores.
Com o e-mail marketing, é possível agendar data e horário dos envios, diferente da automação que aproveita as ações realizadas como gatilhos de envio. Assim, você pode otimizar métricas de taxa de abertura e conversão a partir dos melhores horários de envio.
De certo modo, a automação é um conjunto de interações que ocorrem entre a sua empresa e o lead de forma automatizada, sendo assim, se o objetivo for se relacionar com esse lead ou prospect de acordo com as conversões feitas por ele no seu site, redes sociais ou e-mail marketing, a automação será um elemento ideal para sua empresa.
E aí, deu para entender melhor as diferenças entre o uso de e-mail marketing e da automação? O mais assertivo é que cada ação seja pensada e validada estrategicamente por um especialista. Então, se você quer saber como aprimorar os processos de envio de e-mail marketing do seu negócio, clique aqui e vamos conversar!
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